aquedor-torneiraO aquecedor de água pode ser usado em chuveiros, torneiras e piscinas.

No mercado podem ser encontrados aquecedores elétricos, a gás e por energia solar.

Para escolher o melhor modelo para sua necessidade de uso, vamos ver as diferenças entre os aquecedores e suas tecnologias.

Os aquecedores elétricos não são poluentes e seu fornecimento de energia é automático e constante o que garante controle de volume e da temperatura da água.

Já os aquecedores a gás contam com melhor pressão de água e oferecem uma economia de energia entre 60% a 85%.

Os aquecedores solares são mais caros, porém proporcionam grande economia de energia. Além de utilizarem energia limpa, segura e ecológica. Os aquecedores solares são simples de instalar e têm melhor eficiência térmica. Outra vantagem é que podem ser usados coletivamente.

Aquecedor Solar

Painel Solar Este aquecedor absorve radiação solar e a converte em térmica que aquece a água armazenada no sistema.

O aquecedor solar é composto por placas ou painéis, que são instalados em cima do imóvel, e reservatórios térmicos.

A grande vantagem é que o aquecedor solar utiliza uma fonte de energia gratuita, não poluente com muita segurança além de proporcionar uma enorme economia na conta de luz.

Aquecedor à gás

aquecedor-a-gasAo comprar um aquecedor à gás deve-se verificar primeiramente a condição necessária da rede hidráulica. A tubulação deve ser separada para água fria, quente e para o gás que irá alimentar o aquecedor.

Na escolha do aquecedor é preciso considerar o número de pontos de consumo que irá ter água quente como duchas, torneiras, banheiras, etc.

Existem dois tipos de aquecedores: por passagem ou por acumulação. O aquecedor com sistema de passagem é por onde a água é aquecida gradualmente quando passa pelo aparelho. Esse tipo de aquecedor é indicado quando se quer que a água se aqueça instantaneamente.

Já o aquecedor com sistema de acumulação a água é aquecida previamente em um reservatório. É indicado quando houver necessidade de se utilizar um grande volume de água quente simultaneamente.

Qual a capacidade do aquecedor que devo comprar?

Ao comprar um aquecedor deve-se considerar o número de pontos de consumo. Veja abaixo:

  • 8 litros para um banheiro com chuveiro;
  • 10 a 15 litros atende um banheiro: um chuveiro, podendo eventualmente atender um chuveiro e uma torneira simultaneamente;
  • 18 a 20 litros atende um banheiro, podendo atender dois banheiros próximos com duchas de 8 litros de vazão, principalmente no verão;
  • 22 a 26 litros atende dois banheiros, com ducha de no máximo 10 litros de vazão;
  • 30 a 37 litros atende três banheiros, com duchas de no máximo 10 litros de vazão.

A distância do aquecedor ao ponto de consumo é fundamental para um bom rendimento do equipamento. Quanto maior a distância do aquecedor ao ponto de consumo, maior a perda de temperatura. Veja com o fabricante a distância mínima para o bom funcionamento do aparelho.

Aquecedor a gás: cuidados

O ambiente em que está o aquecedor deve ser bastante ventilado e com constante renovação de ar, pois o queimador consome oxigênio durante a combustão.

O aquecedor central deve ser mantido limpo e regulado. Recomenda-de fazer uma revisão no equipamento anualmente.

Em ausência prolongada (viagens) é recomendável fechar os registros de gás dos aparelhos.